Na indústria de alimentos o carvão ativado é amplamente utilizado na adsorção de impurezas que causam gosto, cor e odores indesejáveis. A continuação se indica algumas das principais aplicações neste setor:
- Clarificação de xarope, refinação e purificação de açúcar – Remoção de cor, odor e impurezas que prejudicam a cristalização do açúcar.
- Desodorização e remoção de cor em açúcar líquido.
- Clarificação e purificação de amido de milho ou mandioca hidrolisado – Produção de glicose, frutose, maltose, dextrose e maltodextrina.
- Clarificação de sucos de frutas – Adsorção de polifenóis resultado da oxidação das frutas que provocam cor e sabor indesejável assim como a remoção de pesticidas e fungicidas residuais.
- Clarificação de desodorização de Vinhos e Mostos concentrados.
- Indústria de Bebidas e Refrigerantes – Clarificação de xarope de açúcar e tratamento de água.
- Indústria de Bebidas Alcoólicas – Remoção de cor, aldeídos e outras impurezas que prejudicam as características sensoriais em bebidas como: cerveja, vinhos, vodka, rum, whiskey e cachaça.
- Adsorção e Purificação de Cafeína – Produção de Bebidas ou Analgésicos.
- Glicerina: remoção de cor e odor.
- Purificação de Ácido Cítrico – Remoção de impurezas residuais do processo de fermentação do ácido.
- Óleos e gorduras comestíveis – Remoção de pigmentos e outras impurezas na refinação de óleos de coco, palmito, milho, soja, etc.). Remoção de dioxinas em óleo de peixe.
- Realçadores de sabor (flavorizantes) – Remoção de proteínas vegetais e purificação de glutamato e ciclamato.